Ciberataque – Tudo o que você precisa saber

Como muita gente veio me perguntar sobre os ciberataques e o perigo real tanto para o computador quanto para o celular resolvi esclarecer aqui com uma linguagem pra quem não é de TI. Prometo ser bem objetiva. 😉

O que é ciberataque?

Ciberataque é um ataque feito através da internet com o objetivo de roubar dados, causar danos ou visualizar informações de computadores e aparelhos conectados à internet.

Para isso são utilizados programas que se instalam no aparelho atacado. A forma mais comum é um link que instala este software (normalmente chamado de vírus) e passa a manipular as informações do computador/celular/tablet afetado.

 

E esse ciberataque mundial que chegou ao Brasil?

Neste cibertaque o programa utilizado se espalha através de uma rede e o grande diferencial é que você não precisa clicar em nada para que ele ataque. Ele utiliza uma falha no Windows (que foi corrigida com o pacote de atualização disponibilizado em março) para acessar o computador, bloquear os arquivos e pedir dinheiro em troca da liberação destes. É um sequestro de informações.

O foco deste ataque atual são grandes empresas e órgãos do governo.

Vou listar em tópicos os principais acontecimentos:

  • Até o momento foram atacados 99 países
  • O ataque foi feito explorando uma vulnerabilidade do windows que permite o ativar o protocolo de gerenciamento de arquivos remotamente.
  • Os principais alvos da invasão foram a Telefônica da Espanha, hospitais públicos na Inglaterra
  • No Brasil, o Tribunal de Justiça de São Paulo,o site do Itamaraty e o Hospital Sirio Libanês foram afetados. Ambos colocaram notas em suas redes sociais.
  • O resgate solicitado é de 300 dólares a serem pagos com bitcoins (por máquina afetada).
  •  Nenhuma instituição confirmou o pagamento de restagate.

A Internet é uma rede. Significa que todos serão atacados?

O ataque não é tão simples assim.

Mesmo a Internet sendo uma rede, se você usa um o roteador Wi-Fi e o windows está atualizado, você não está vulnerável.

Devo tomar alguma ação?

Para evitar este ataque e qualquer outro é importante:

  • Certificar-se que o Windows está atualizado (para isso mantenha a opção de atualização automática ou sempre atualize quando o windows solicitar)
  • Utilize um antivírus de confiança e o mantenha sempre atualizado
  • Se utiliza seu computador em rede, tenha certeza de que todos os computadores que fazem parte desta rede não possuam vírus.
  • Segue link da página do windows que explica como manter o seu computador atualizado: https://support.microsoft.com/pt-br/help/311047/how-to-keep-your-windows-computer-up-to-date

É isso! Se ficou com alguma dúvida, escreva nos comentários!

 

 

Você também pode gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *