Resumo: Procuram-se super-heróis – Bel Pesce

Você sabia que o resumo do primeiro livro da Bel Pesce (a menina do vale) é o post mais acessado do blog? Por isso resolvi resumir Procuram-se super-heróis – multiplique seus poderes e desenvolva habilidades, da mesma autora.

Se você gostou do outro, certeza que gostará desse livro também. Ela continua com aquela boa vontade de dar dicas e contar como as atitudes que tomou garantiu o sucesso em determinadas situações.

Fiz o resumo mas recomendo que leia o livro completo, vale a pena:

O livro inicia com os agradecimentos da autora.

  • “Na grande maioria dos casos, não melhoramos só por nós mesmos, mas o processo de crescimento pessoal vem aliado a saber se relacionar com os outros, se divertir com os outros e aprender com os outros.”

Conheça você mesmo

“É ótimo ter valores fortes e saber bem o que quer e não quer para a sua vida. Há coisas com que você não concorda que seriam motivo para crítica quando você as visse em outras pessoas. Mas, antes de criticar qualquer outra pessoa, aproveite para humildemente analisar se você também faz essa mesma coisa com a qual não concorda. Podemos estar tomando muitas das atitudes que criticamos nos outros sem perceber.”

  • Bel fala sobre a importância de se conhecer, de perseguir a felicidade e de não perder tempo fazendo coisas que deixem infelizes.
  • Utiliza 2 perguntas para medir sua satisfação pessoal:
  • “se eu não tivesse absolutamente nenhuma restrição, o que eu gostaria de estar fazendo agora?”
  • “se eu não estivesse fazendo o que estou fazendo agora, como eu poderia estar usando o meu tempo?”


Crie desafios

“A vida é a jornada, não necessariamente a meta final. Nós todos temos metas, e muitas vezes pensamos que a vida só acontece quando chegarmos àquela meta. Mas, na verdade, a sua vida é a jornada em si. Esteja presente em cada momento. A vida nada mais é do que uma sequência de momentos.”

A autora conta que faz desafios mentais sobre suas metas e atividades diárias, às vezes até se dá mini recompensas. Acredita que isto ajuda muito transformar as tarefas em coisas divertidas. Ela é movida a desafios.
Lidere por meio de exemplos

  • “A cada ação que fazemos, não só influenciamos a nós mesmos, mas também damos um exemplo ao mundo”
  • “A vida nos dá muitas e muitas chances a cada dia de liderar por meio de nossas ações. O que fazemos e não fazemos demonstra o que somos.

Faça com que as pessoas queiram realizar o melhor trabalho de suas vidas

“Algumas das pessoas mais bem-sucedidas dividem o mesmo segredo por trás do sucesso: eles encontram gente muito boa para as suas equipes e conseguem que elas queiram fazer o melhor trabalho de suas vidas”

  • “Motivar as pessoas a realizarem o melhor trabalho de suas vidas está completamente ligado a fazer com que elas sintam que seu trabalho pode fazer uma grande diferença. Dê todas as condições e ferramentas para que aqueles que merecem possam sentir isso.”


Não seja agressivo ao apontar coisas com que discorda 

“Tem muitas coisas com as quais a gente discorda. A maneira como lidamos com isso diz muito sobre nós mesmos”

  • “Mesmo que algo tire você do sério, respire fundo e tome uma atitude muito nobre: estruture a sua resposta com serenidade, com carinho e, principalmente, com o foco em entender porque a pessoa falou ou fez aquilo. Com o propósito de ajudá-la a melhorar. Isso”
  • “Cada minuto que passa, você está vivendo parte da sua vida e decidindo como quer viver (e se dará o melhor de si ou não). Por que não aproveitar a vida ao máximo?”
  • DESCONFIANÇA DESTRÓI: “A dica é – evite desconfiança. Confie. As coisas que podem ser muito boas podem acabar sumindo por você estar desconfiado e se distanciando”


Faça a outra pessoa se sentir querida, útil e importante

  • “Vivemos em um mundo tão acelerado que às vezes não temos tempo para nós mesmos. Ou tempo para dar aos outros a atenção que eles merecem”
  • “Deveríamos sempre dar crédito às devidas pessoas que fizeram algo que mereça reconhecimento”


Perdoe

“Toda relação tem seus altos e baixos e, dependendo do peso que você der aos baixos, você pode danificá-la para sempre”

  • “Todo mundo erra. Algumas vezes machucamos alguém. Outras vezes, somos nós os machucados.”
  • “Sempre é tempo de recomeçar. Algo que ajuda muito a perdoar é pensar nas vezes em que você errou e que não foram por mal, e tentar ver as coisas por esse ângulo,”


Fale e escute com entusiasmo 

  • “impressionante como explicar algo com entusiasmo genuíno pode contagiar a todos ao nosso redor”
  • “sempre tem alguém interessado em ouvir aquilo que você quer dividir. Não interessa qual seja o assunto sobre o qual você entende. Eu te garanto: tem alguém que adoraria aprender o que você tem a ensinar, então compartilhe se possível.”
  • “Às vezes, a ideia é muito boa, mas falar dela sem nenhuma paixão pode fazer com que ninguém acredite naquele projeto. Passamos grande parte do dia falando ou escutando. Use cada oportunidade para ajudar projetos (seus e dos outros) a seguirem adiante.”


Faça Perguntas 

  • “Perguntas são multiuso. Podem ser usadas para começar conversas, para fazer com que as pessoas pensem mais sobre certos assuntos, para ensinar, para pedir uma opinião e para muitas outras coisas. É uma das ferramentas mais poderosas à qual todos nós temos acesso.”
  • “Qualquer assunto pode ser desenvolvido. Se você sabe muito sobre um assunto, faça perguntas que possam fazer as pessoas pensarem ainda mais sobre ele. Se você sabe pouco, faça perguntas para aprender mais”
  • “É possível ouvir muito atentamente e ao mesmo tempo manter uma comunicação. é possível se comunicar mais quando se fala menos.”


Seja educado e amigável

  • “Pequenas coisas, como o tom de voz ou a expressão no rosto das pessoas, podem acabar influenciando todo o clima e até mesmo o desfecho das conversas.”
  • “Ao sermos amigáveis e ao demonstrarmos genuíno interesse em ouvir outras pessoas, acabamos criando um ambiente muito mais confiável e fazemos com que todos estejam mais abertos a explicar suas ideias e compartilhar seus pensamentos.”
  • “Sorrir demonstra interesse, confiança, paciência, serenidade. Um simples sorriso na hora certa pode transformar o dia de alguém.”
  • “Quem é educado e gentil cria ambientes agradáveis, conquista a confiança das pessoas muito mais facilmente e, acima de tudo, faz bem pra si mesmo ao alegrar o dia dos outros.”


Peça desculpas

  • “No dia a dia tomamos centenas de decisões e naturalmente nem todas estarão corretas. Quando algo dá errado, às vezes nossa mente criativa consegue criar desculpas para o ocorrido”
  • “encontrar desculpas aqui e ali pode rapidamente se tornar um hábito que se espalha para muitas situações, até chegar ao ponto em que você sempre acha que está certo e que a culpa é de terceiros. Fuja disso”
  • “Há mais nobreza em deixar de lado o orgulho e resgatar uma amizade, do que em achar que somos bons demais para isso.”


Evite julgar, ser preconceituoso é invejoso

“cada um tem sua vida, seu passado, suas dificuldades e suas razões para viver da maneira que vive”

  • “Não desaprove as pessoas por razões sem importância, a vida é muito rica para magoar alguém dessa maneira. A diversidade deve ser bem recebida.”


A MAGIA DO PRIMEIRO PASSO

  • “Às vezes parece que temos uma quantidade impossível de coisas a fazer”
  • “Essa sensação de ter muitas coisas a fazer ou ter urgência em aprender algo novo pode nos desesperar. Mas há um segredo que torna tudo mais fácil: dar um primeiro passo, e, depois, continuar dando outros passos.”
  • “Ficar bloqueado só atrasa esse começo. Dê logo o primeiro passo.”

“DANDO CHANCE AO ACASO”

  • “Por mais ocupado que você esteja, procure sempre conhecer aquela pessoa que está ao seu lado, porque ela pode mudar a sua vida.”


Escute e observe com muita atenção e interesse

  • “Como gastamos grande parte das nossas vidas conversando, uma das habilidades mais importantes é saber ouvir. Não apenas escutar o que a outra pessoa está falando, mas demonstrar muito interesse, observando com extrema atenção cada um dos tópicos discutidos. A partir daí, podem nascer ideias, amizades, negócios, novas maneiras de pensar e, quase sempre, uma oportunidade de entender melhor as pessoas e o mundo. E, de quebra, você ainda acaba conhecendo melhor a si mesmo.”


“NÃO SE TRAVE POR PEQUENAS COISAS”

  • “No dia a dia, a cada momento decidimos onde vamos colocar o nosso tempo: seja desenvolvendo projetos, seja com a família, seja com os amigos queridos. Não deixe que coisas que não são importantes acabem com o seu dia.”
  • “Tente minimizar o quanto você se trava e foque no que você gostaria de fazer. E, principalmente, não se ocupe de coisas irrelevantes quando seus sonhos podem ser tão grandes.”


Faça mais brincadeiras de criança 

  • “quando se acha que é uma brincadeira, não existe tanta hesitação para o primeiro passo, não podemos travar por preocupações com os resultados desde o primeiro dia, não existe aquele medo em pensar que o projeto possa ser impossível”
  • “Outro grande benefício de ver projetos com a leveza da infância é que, quando estamos apenas aprendendo, apenas “brincando”, temos mais coragem de sair da nossa zona de conforto e menos receio de experimentar coisas novas. E, nessa exploração, podemos encontrar a resposta para o que realmente queremos fazer das nossas vidas.”


Veja as coisas pelo lado positivo

“O maior segredo para encarar a vida com leveza é ver as coisas pelo lado positivo. A vida é cheia de obstáculos. Algumas pessoas veem isso como uma adversidade. Outras, como uma grande oportunidade. A verdade é que o gostinho de conseguir atravessar obstáculos é maravilhoso. E, quanto mais nos exercitamos para ultrapassar cada um deles, mais fácil fica encarar os próximos”

  • “Ouvir sem preconceitos o que alguém tem a dizer sobre o seu trabalho ou sobre suas ações pode te mostrar um lado que você desconhecia. E, se realmente a crítica não se aplicar à situação, você pode descartá-la, mas de maneira respeitosa e paciente.”
  • “É muito interessante observar como pessoas submetidas a circunstâncias bem similares podem reagir de formas completamente diferentes”
  • “Temos um tempo limitado nesse mundo. Toda experiência pela qual passamos é única em nossa vida. E o que fazemos dessa experiência é o que define quem somos.”
  • “Aprender a conviver com os erros (que sempre acontecerão) e estar tranquilo sabendo que você fez o seu melhor é essencial para que o passado não influencie negativamente o presente nem o futuro e que você consiga seguir em frente e quebrar esse ciclo.”

 

Gostou? Não deixe de ler o original.

No site oficial do livro você consegue baixar alguns capítulos completos: http://www.procuramsesuperherois.com.br/

 

Veja tambem o resumo dos outros livros da Bel Pesce:

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *