Resenha – A menina que não sabia ler – John Harding

menina-ler

  A Menina que não sabia ler

John Harding

Eu imagino que o título “A menina que não sabia ler” tenha sido uma imitação de “A Menina que Roubava livros”, afinal o título original é “Florence and Giles”.

Confesso que fiz a analogia quando escolhi este livro pra ler e que o fato de ter gostado muito do outro influenciou mas fui surpreendida pela leitura…

Apesar do título não ter nada a ver, a menina não saber ler não é o centro da história, somente um fato, o livro é ótimo… É um mistério que te prende até o final, deixando sempre aquela vontade de voltar a ler pra saber o que vai acontecer depois.

O livro é narrado pela personagem principal, Florence, que ama seu irmãozinho Giles e  passa o livro tentando proteger o irmão (deixando-o ao seu lado, sem se importar com as consequencias) e seu segredo: a biblioteca e o fato de saber ler.

Após a morte da preceptora de Giles no lago, chega a Sra Taylor, a nova preceptora que faz com que a dinâmica de vida deles mudem, que Florence se empenhe em descobrir segredos, tenha atitudes estranhas até chegar a um final surpreendente.

Para quem não gosta de finais ambiguos, vai odiar, afinal o livro deixa margem para o leitor tirar suas proprias  conclusões e não é nada previsível, o que achei muito bom e me fez gostar ainda mais..

Nada de final feliz e tudo resolvido, ótimo pra pensar e estimular a criatividade…

Super indico!

Já leu? O que achou? Deixe eu comentário contando…

 

You may also like

3 Comments

  1. Nicole, eu li A Volta do Parafuso… Realmente é uma releitura… Particularmente gostei mais da menina que não sabia ler.. Talvez por ter lido primeiro ou por ter uma linguagem um pouco mais direta, que prefiro.

  2. O nome em português foi realmente uma tentativa de marketing para pegar os leitores mais desligados, mas o livro original em si é, praticamente, uma releitura do A Volta do Parafuso de Henry James.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *